Thursday, January 12, 2012

Diabete Mellitus

Royalty-free Illustration: Glucose Blood Meter

Diabete Mellitus e uma condição na qual o corpo não metaboliza o açúcar   devidamente. O sintoma mais proeminente  e a sede e a frequencia urinaria; complicações da diabete  frequentemente inclui cegueira, doenças cardiacas,  problemas renais e de circulação nas extremidades do corpo. No caso de diabete Mellitus o pâncreas nao  produz a quantidade suficiente de insulina, um hormônio que controla o nível de sangue. O resultado e hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue).

O caso mais comum de diabete e quando começa na fase adulta - e produzida a quantidade adequada de insulina mas sua utilização nas células do corpo e simplesmente bloqueada pelos efeitos de uma dieta rica em gorduras (açúcar  refinado e outros tipos de açúcar que mais tarde se convertem em gordura). Quando uma dieta em baixa gordura como grãos integrais, vegetais e legumes e  seguida por algumas semanas, aproximadamente 80% dos diabéticos podem parar de tomar insulina e pílulas para diabete e os 20% restantes podem reduzir suas medicação.

O nível elevado de gordura  que normalmente causa a diabete também causa a estagnação do fígado, uma condição de excesso que cause desequilíbrio entre o Baco e o Pâncreas através do ciclo dos Cinco Elementos destrutivos, desta forma fazendo a secreção pancreática (insulina) menos efetiva.

A solução obvia e o menor consumo de comida, especialmente comidas que estressam o fígado e enfraquecem o Baco-Pancreas. Embora se possa limitar a ingestão de  gorduras (carne, ovos, queijo, manteiga,, excesso de óleo, nozes e sementes) e evitar comidas refinadas (massas, qualquer uso da farinha branca, açúcar, gorduras sintéticas  - como margarina, ingredientes químicos e tóxicos que encontramos escondidos nas comidas preparadas), e comidas muito doces, salgadas e condimentadas. Evitar comer tarde da noite, dando preferência para freqüentes mas pequenas quantidades que ajudam a estimular  a produção de insulina.

Cromo, zinco e manganês são fatores que controlam o nível de sangue. estes minerais são  removidos no processo de refinamento do açúcar,  farinha, sal e outros produtos processados. Nos farelos dos cereais integrais ainda encontramos este minerais presentes. Os farelos são também uma fonte rica em silício, um mineral que aumenta as funções do pâncreas .
De modo a maximizar a absorção dos minerais podemos empregar a clorofila, o maior catalisador do reino vegetal que aumenta a utilização de todos os nutrientes nos humanos, favorecendo desta maneira no tratamento da diabetes. A clorofila catalisa a renovação das células, o que em longo termo favorece ao diabética na reconstrução do pâncreas que se encontra danificado. Uma vez que a  diabete geralmente envolve acidez sanguinea, uma intoxicação generalizada e varias inflamações, a alcalinização, desintoxicação e os efeitos anti inflamatório da clorofila são desta forma úteis. Mesmo extrato puro de clorofila são efetivos no tratamento da diabete embora os alimento com teor elevado – especialmente o trigo e a cevada, a espirulina, e a clorela – contem extra minerais, enzimas e outros nutrientes.

A pratica mais básica para aumentar a assimilação dos nutrientes e uma boa mastigação, especialmente em carboidratos complexos, a digestão começa ai com a  saliva e o mastigar que e essencial para a completa dissolução do alimento favorecendo a absorção dos outros nutrientes.  Se sentindo satisfeito o diabético tende a comer sem excesso e evita as grandes refeições.

No comments:

Post a Comment