Thursday, January 12, 2012

Oleo de coco

Royalty-free Image: Split coconut on wooden board close up
Enquanto muitos acreditam que  o óleo de coco e uma gordura saturada e responsável pela elevação do colesterol , da obesidade, e de doenças cardíacas, populações de outros países seguem com suas doses diariamente, promovendo uma melhor qualidade de saúde. Nas Ilhas Polinésias, onde 60% da dieta inclui o coco, e rara encontrar obesidade assim como doenças cardíacas. Depois de anos de pesquisa, os cientistas mostraram que o óleo de coco e a gordura mais saudável que se pode ingerir, dissipando décadas de mal informação.
Embora seja verdade que o óleo de coco é uma gordura saturada e muito gordo,  sua única estrutura molecular promove a perda de peso e oferece muitos outros benefícios para a saúde. Antes de nada, e totalmente diferente da gordura animal saturada. Ele contem  uma quantidade elevada de acido láurico, o maior componente encontrado no leite materno, que e responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico  protegendo contra infecção de bactérias e vírus.
A habilidade do óleo de coco em promover a redução de peso e grande. E considerado a única “gordura reduzida”. Todas as outras possuem 9 calorias por grama, enquanto que o oleo de coco contem apenas 6.8 calorias por grama. A razão disso e sua estrutura molecular. A maioria das gorduras possuem uma longa cadeia de moléculas que ficam armazenadas no corpo para serem convertidas em energia posteriormente. O coco possui uma cadeia media  de gordura, o que significa que suas moléculas são menores que a maioria das outras gorduras. E por ser uma gordura de cadeia media, o coco age mais como um hidrato de carbono na medida em que queima para uma energia imediata e não armazena com facilidade no corpo como gordura.  Este efeito aumenta o metabolismo e proporciona uma explosão de energia especial. Por causa de sua habilidade para acelerar metabolismo, óleo de coco é meu óleo de escolha para a perder peso e deve ser sua escolha também se você sofre de hipotiroidismo (baixos níveis de hormônio da tiróide).
A maioria das receitas de óleo de coco são para fritar, fazer um sauteé ou para cozinhar devido à sua notável estabilidade e resistência à oxidação. As estruturas moleculares da maioria dos óleos quebram e perdem suas qualidades saudáveis quando aquecidos. Na verdade, quando os óleos são aquecidos e usados para fritura, eles se tornam rançosos e introduzem os radicais livres prejudiciais ao corpo quando ingeridos. Para nossa surpresa o óleo de coco é uma exceção, uma vez mais devido à sua estrutura de cadeia média. Tem um limite de temperatura muito elevada, o que o torna um excelente óleo para se cozinhar.  Podemos aquecer ate a temperatura de 180 graus, sem quebrar suas moléculas, como acontece com as outras gorduras.
Usando o óleo de coco a comida não fica com gosto de coco, ao contrario o sabor de coco que estamos familiarizados é um sabor artificial. O gosto do olé de coco e amanteigado e muito gostoso. A melhor forma de incorporar o coco na sua dieta e usar o óleo para cozinhar, o leite de coco para doces, sopas, temperos e molhos, e espalhar coco seco nos cereais e iogurte.

No comments:

Post a Comment